12 de Setembro, Domingo
O dia da partida apresentava-se radioso, o sol brilhava, mas notava-se nos rostos de todos (alunas, pais, mães, irmãos e avós) a emoção que antecede uma separação por cinco semanas (e esta era a primeira vez!).
13 de Setembro, Segunda-feira
Fomos recebidos pelo professor Michel, subdirector do CFP, e pela sua esposa Anabela, secretária do CFP. Estes levaram-nos para o chalé 8, onde iremos ficar alojadas durante as 5 semanas do estágio.
Depois de uma noite bem dormida e de um agradável pequeno-almoço, conhecemos as instalações do CFP, assistimos a uma aula de inglês da professora Evelyne Lebon, coordenadora dos nossos estágios em França. Assim, aproveitámos para continuar a nossa preparação pedagógica, linguística e cultural, porque temos que completar 30 horas antes de iniciarmos o estágio. De seguida fomos visitar o primeiro infantário, o de Lentajou.
Da parte da tarde, visitámos mais duas das escolas onde iremos estagiar (a escola Eugénie de Guerin e a escola Catalanis) e visitámos também a Basílica de S. Michel, em Gaillac. Calmamente, percorremos algumas ruas da cidade, para melhor nos orientarmos nos próximos dias.
Da parte da tarde, visitámos mais duas das escolas onde iremos estagiar (a escola Eugénie de Guerin e a escola Catalanis) e visitámos também a Basílica de S. Michel, em Gaillac. Calmamente, percorremos algumas ruas da cidade, para melhor nos orientarmos nos próximos dias.
Quando regressámos de Gaillac, fomos ao auditório do CFP apresentar-nos à turma que em Março de 2011 irá para Portugal estagiar.
Por fim, jantámos e recolhemo-nos no nosso chalé.
Bárbara Rodrigues, Carla Silva, Marlene Fernandes e Rafaela Coelho, alunas do 12º G (Curso Profissional Técnico de Apoio Psicossocial)
14 de Setembro, Terça-feira
Começámos muito bem o nosso dia conhecendo a pequena cidade de Gaillac, numa visita guiada por dois professores do CFP (a professora Evelyne e o professor Michel). Como sempre, esteve connosco o professor Hilário, que nos acompanhou nestes primeiros dias.
Depois desta visita da cidade, fomos conhecer o último infantário em Brens, onde uma de nós irá estagiar.
À tarde, pelas 14h00, fomos visitar uma aldeia lindíssima e muito antiga chamada Cordes-sur-Ciel, que fica a 20 km de Gaillac.
Pelo caminho passamos pela zona de vinhas mais conhecida e prestigiada de Gaillac.
Depois do jantar, convivemos um pouco com as alunas do CFP, no nosso chalé.
Bárbara, Carla, Marlene e Rafaela
15 de Setembro, Quarta-feira
O nosso terceiro dia em França iniciou-se com uma reunião entre nós, o professor Hilário, o professor Stéphane e a professora Evelyne. Nesta reunião de trabalho, que durou quase toda a manhã, foram abordados dois temas: acertámos os pormenores da actividade que iríamos realizar durante toda a tarde com as duas turmas e combinámos como iríamos passar o nosso fim-de-semana.
Após o almoço estivemos com a turma que irá a Portugal estagiar, trocando experiências, gostos, desde música, filmes, passatempos, países e cidades conhecidas em Portugal e em França, comidas, bebidas e a descrição de um dia escolar em França e em Portugal.
À noite fomos jantar ao McDonald’s e tomar café com os nossos amigos franceses.
Bárbara, Carla, Marlene e Rafaela
16 de Setembro, Quinta-feira
Neste dia estivemos pelo CFP, o nosso dia de descanso… O mais interessante deste dia, foi o facto dos nossos amigos franceses, na hora do jantar, apagarem as luzes da cantina e cantarem os parabéns à Carla, que fazia 17 anos.
Depois da hora do jantar, reunimo-nos numa sala para falarmos pela internet com os nossos familiares e amigos.
De seguida, as nossas amigas francesas vieram até ao nosso chalé e estivemos todas a dançar.
Bárbara, Carla, Marlene e Rafaela
17 de Setembro, Sexta-feira
Bem, hoje foi verdadeiramente o nosso primeiro dia de estágio. Estávamos todas um pouco nervosas, mas tudo acabou por correr bem.
A professora Evelyne teve a gentileza de nos levar para as respectivas escolas de estágio. Foi também ela que nos foi buscar na hora do almoço. Almoçámos todas, Carla, Bárbara, Rafaela, Marlene, Professora Evelyne e Professora Catherine, numa pizzaria.
Da parte da tarde continuámos com o nosso trabalho, esforçando-nos para fazer o nosso melhor para termos uma boa nota.
Para concluir, o M. Chatel foi-nos buscar às escolas, acabou por ser um regresso a casa divertido porque nos perdemos.
Terminámos o nosso dia indo ao McDonald’s jantar e tomar um café.
Bárbara, Carla, Marlene e Rafaela
18 de Setembro, Sábado
Hoje pudemos dormir até mais tarde, visto que estava combinado a professora Evelyne vir buscar-nos por voltas das 11h para nos levar a visitar Albi, uma cidade a 15 km de Brens. Deste modo tivemos a oportunidade de conhecer os filhos da professora, a Moly com 10 anos e o Louis com 5 anos, duas crianças muito educadas e adoráveis.
Depois de chegarmos a Albi, passeamos um pouco pelas ruas desta cidade e a professora Evelyne foi-nos mostrar onde era a catedral de Sainte-Cécile.
De seguida a professora Evelyne foi passear com os filhos dando-nos a possibilidade de nós as quatro conhecermos a cidade, sozinhas.
Marcámos encontro às 16h30 na praça central de Albi. Entretanto, fomos almoçar a uma casa de sandes e depois fomos visitar o interior da Catedral. Quando tentámos regressar ao local de encontro combinado, perdemo-nos, mas com a ajuda de um mapa que adquirimos na loja de turismo, conseguimos encontrar o local e acabou por ser uma experiência divertida.
Após termos encontrado a professora, fomos todos fazer umas comprinhas à loja Cache&Cache.
Regressámos a casa por volta das 18horas e fizemos o nosso jantar. O nosso dia terminou vendo o filme Karate Kid.
Bárbara, Carla, Marlene e Rafaela
Sem comentários:
Enviar um comentário