segunda-feira, 11 de outubro de 2010

A quinta semana


Fim-de-semana – 9 e 10 de Outubro

Carla
     Como já foi dito, fui bem recebida… Após uma viagem de 3h, chegámos a casa, e fui conhecer a família. Estivemos a conversar e de seguida fomos jantar.
No dia seguinte, acordámos e fomos visitar a pequena vila onde vivia a aluna que me acolheu. Da parte da tarde, fomos visitar Auch, onde me mostrou a Catedral, um castelo e algumas lojas da cidade. À noite, depois de jantar, fomos até ao bowling, onde nos divertimos.
No domingo, da parte da tarde, tivemos um passeio em família…. Visitámos os altos dos Pirenéus e o castelo que se encontrava lá em cima, mas não deu muito para aproveitar pois o dia não estava bom, estava chuva. Por fim, fomos ver uma exposição de Andy Warhol, que foi interessante. Já pela noite, regressámos a casa.

Rafaela e Marlene
     Chegámos a casa da aluna, em Mazamart, por volta das 17h00 e depois de ela nos apresentar à sua família e conhecermos a casa dela, estivemos a ver umas fotos de umas viagens que ela fez a uma ilha francesa e a Portugal, visto o pai dela ser português.
Fomos jantar, eram cerca de 20h00 e o jantar estava divinal, aliás não só o de sexta como o de todo o fim-de-semana. Depois de jantar, fomos visitar umas primas dela, regressámos a casa e fomos dormir. No dia seguinte, acordámos cedo para ir assistir à aula de dança da Guen. Da parte da tarde, logo a seguir ao almoço fomos visitar um grande jardim lá da cidade e depois fomos ter com a Bárbara e com a Melodie, a aluna que a acolheu neste fim-de-semana, a Castres para passearmos um pouco. De seguida fomos até casa da Melodie, jantámos por lá e preparámos para uma noite na discoteca francesa.
No Domingo, estivemos sempre por casa pois estava mau tempo. Deu para descansarmos um pouco da noite e para falarmos com as nossas famílias.


Bárbara
Mais um fim-de-semana numa família francesa, e também eu fui muito bem recebida. Todos me acolheram com muito gosto e simpatia.
Depois de um bom jantar em casa dos familiares da aluna Melodie e de uma noite de sexta-feira bem passada na companhia dos seus amigos, chega a sábado de manhã que foi aproveitado para descansar de uma semana de estágio. Por volta das 11horas, como já é normal acontecer, a aluna foi a mais uma aula de dança Jazz à qual eu assisti e achei deveras interessante. Chega então a hora de almoço, e esta é passada com os seus familiares em sua casa, para que depois fôssemos ter com a Rafaela, a Marlene e a Gwendorine ao centro da cidade de Castres. Aqui visitámos algumas lojas e passeámos pela vila.
Já de noite, regressámos as cinco a casa da Melodie, encomendámos umas pizzas e preparámo-nos para uma saída de raparigas para uma discoteca da zona onde todas nós nos divertimos.
Domingo, como já era de esperar, a manhã e a tarde foi para descansar da noite anterior, e já na hora de jantar marcámos uma ida ao McDonald’s com os amigos da aluna. Perto das 22h30 regressámos a sua casa para descansar, pois aproximava-se mais um dia de estágio para mim, e um dia de aulas para ela. Em resumo, foi um dos melhores fins-de-semana passados em França.


Segunda-feira, dia 11 de Outubro

Começa a última semana de estágio em França… hoje foi uma segunda-feira de estágio diferente, pois só começámos a estagiar por volta da 13h30, isto devido ao facto das alunas viverem longe e só começarem as aulas às 10h30 por isso só regressámos a Gaillac a meio da manhã.
Então, como consequência disto, almoçámos todas juntas na cantina do CFP e depois tivemos uma tarde normal de trabalho, excepto a Marlene que foi ao teatro com as crianças ver uma peça acerca dos dedos da nossa mão, onde para cada dedo havia uma história associada.
Regressámos ao chalé pela hora habitual e depois do jantar dirigimo-nos à sala E2 para mais uma aula de Português.

Bárbara, Carla, Marlene e Rafaela

Dia 14, Quinta-feira
Mais um dia normal de estágio. A Bárbara da parte da manhã foi com os alunos apanhar maçãs a um pomar em Gaillac. A Rafaela, da parte da tarde, foi com os alunos à Biblioteca de Gaillac ver a exposição do livro “Le jeux de cette famille”.
Chegámos a casa e fizemos rabanadas e aletria para as alunas que nos acolheram em suas casas e para levar para os professores da escola onde a Bárbara, a Marlene e a Carla estavam a estagiar. Entretanto, o professor Hilário chegou e estivemos um pouco a falar com ele sobre como tinha decorrido o estágio. Feito o balanço das actividades, jantámos e fomos dar a aula de Português. Mais tarde, despedimo-nos das alunas com quem fizemos amizade, visto que na sexta-feira iríamos estagiar cedo e elas iriam partir para suas casas às 15h00.

Bárbara, Carla, Marlene e Rafaela

Dia 15, Sexta-feira
Último dia de estágio…
O trabalho decorreu normalmente. A Rafaela, da parte da manhã, fez um bolo de ananás para as crianças de 3 anos e outro para as de 5 anos e da parte da tarde foi ao cinema ver o filme “Azur e Asmar”. Quando chegou ao local de estágio com as crianças, todos comeram os bolos que foram feitos de manhã.
Neste dia, a Carla, a Marlene e a Bárbara levaram as rabanadas e a aletria feitas no dia anterior. Os educadores gostaram muito.
Para terminar da melhor forma o estágio, a Rafaela, a Marlene e a Bárbara receberam uma pequena lembrança. Quando regressámos ao chalé, fizemos o nosso jantar.

Bárbara, Carla, Marlene e Rafaela

Dia 16, Sábado,  e dia 17, Domingo
O nosso dia começa cedo com umas compras logo de manhã para à noite prepararmos o jantar de despedida com a professora Evelyne e o professor Hilário. Compras feitas, almoçámos por Gaillac e apressámo-nos para ir ter com a Malika ao CFP, para que todas pudéssemos assistir um pouco a um congresso realizado pelo seu irmão. 




O Michel, director do CFP, foi buscar-nos ao chalé pelas 11h para irmos almoçar a casa dele. Depois de um bom almoço, o Michel e a esposa, a Anabela, levaram-nos a Toulouse e aqui fizemos mais uma despedida. 
Dia de regresso a Portugal…
 No Domingo, às 19h05 embarcámos e só chegámos ao Porto por volta das 22h45. Tivemos uma boa recepção e regressámos a nossas casas. Terminou aqui uma oportunidade única que nós adorámos. 
Bárbara, Carla, Marlene e Rafaela


Sem comentários:

Enviar um comentário