quinta-feira, 23 de junho de 2011

Diogo Almeida, 12º S - Diário de Bordo

Dia 2 (quinta-feira)
17h45, Chegada ao aeroporto de Salento (Brindisi), à nossa espera estava a Dra. Gabriella e o Sr.Vittorio. Viagem aproximadamente de 1h até Santa Cesarea Terme.
Chegada a Santa Cesarea Terme por volta das 19h30.
Em “nossa” casa estavam os pais da Dra. Gabriella. Depois de conhecer a casa, jantamos todos juntos.

Dia 3 (sexta-feira)
1º dia de praia mas só durante a manhã.
12h00 eu e o meu colega Bruno Martins acompanhados pelo Professor Hilário e pela Dra. Gabriella fomos ao nosso local de estágio, ALBERGO PALAZZO.
Estivemos a falar com o Dir. Cesare Maggio para combinar os horários, etc.

Dia 4 (sábado)
Praia de manhã cedo e depois almoço (ataque às pizzas no Bar ELISIR)
Da parte da tarde, fomos conhecer mais um belo sitio - OTRANTO, uma bela vila com muita história.
Este dia ficou marcado por algo inédito.
Depois de uma bela manhã e uma bela tarde, tínhamos que acabar a noite ainda melhor.
No fim do jantar, saímos de casa em busca de um café, bar, mas estava tudo fechado, então quando regressávamos a casa, ouvíamos uma música e decidimos segui-la. “Fomos” levados até ao “céu” AUGUSTUS RESORT BEACH 5*.
Festa de casamento, 6 jovens Portugueses decidem espreitar, e têm a sorte de serem convidados a entrar e juntarem-se à festa. No meio disto tudo, encontram 2 Portugueses, um de Lisboa e outro nosso vizinho, de Espinho.

Dia 5 (Domingo)
Último dia de boa vida!
O despertador toca por volta das 11h30, almoço de “família”:
Professor Hilário, Dra Gabriella, Pais de Dra. Gabriella e nós, tudo sentado à mesa a comer a boa comida Italiana, sempre acompanhada de uma boa conversa.
À tarde fomos fazer um passeio pela costa, desde Santa Cesarea até Santa Maria de Leuca, com o Professor Hilário, Dra. Gabriella e Marco (amigo da Dra. Gabriella)

Dia 6 (Segunda-feira)
Pois é!! Chegou o pior dia.
Primeiro dia de trabalho das 15h30 ás 22h mas só está semana.
Ansiedade, nervosismo, medo tudo junto, xiii que dor de barriga.
 Só pensava numa coisa … será que vou conseguir ultrapassar todos os desafios que me vão propor?
15h30 – Entrada no ALBERGO PALAZZO.
Viviana é a secretária com quem eu vou trabalhar.
Primeira impressão do ALBERGO e das pessoas, “SINTO-ME EM CASA”.
Todas as pessoas que lá trabalham queriam-me ver, (sou o maior, pensava eu)
-“olá, quem és tu?”
-“ Sou o Diego e sou Português”
Sempre a ouvir e a responder isto.
Ouvia sempre a mesma resposta, “eiiii, Português!!, Cristiano Ronaldo!!, José Mourinho!!  CHI BELLO!!!”
O meu trabalho no PALAZZO é: dar e receber as chaves aos clientes, check-in e check-out, Fatture, ISTAT (estatística para saber quantas pessoas estão alojadas em todos os Hotéis, Residenciais, pensões em Itália), fotocópias, fax, GRAND HOTEL, entre outras coisas.

Dia 7 (terça-feira)
Primeira aula de Italiano.
16h00 Dra. Gabriella chega a nossa casa para nos levar até Supersano, mais uma vila que vamos conhecer.

Dia 8 (quarta-feira)
Estágio

Dia 9 (quinta-feira)
Segunda aula de Italiano
Conhecemos o Luca, filho do Vittorio e da professora de Italiano e o Stefanno, irmão da Dra. Gabriella.
No fim do jantar, fomos assistir a um torneio de voleibol.

Dia 10 (sexta-feira)
Estágio (trabalho)
A noite fomos todos até um café. Steffanno apresentou-nos um amigo Alessandro e duas amigas, Gabriella apresentou-nos uma amiga.
Café, matraquilhos muita conversa e está passada mais uma noite.

Dia 11 (sábado)
Estágio (trabalho) até as 15h30.
18h00 jogo de futebol com o Steffanno e os amigos.
Regresso a casa por volta das 20h00.
22h00 saímos com Steffano e Gabriella até Maglie.

Dia 13 (segunda-feira)
Esta semana troquei de turno com o meu colega Bruno Martins, eu trabalho das 08h30 às 15h30 e ele das 15h30 ás 22h.
O trabalho que continuo a fazer é o mesmo da tarde, só acrescento mais duas coisas, vou levar cartas à polícia municipal e aos correios.

Dia 14 (terça-feira)
Estágio (trabalho)
17h00 até as 20h00 aulas de italiano.

Dia 15 (quarta-feira)
Estágio (trabalho

Dia 16 (quinta-feira)
08h00 – 15h30 – estágio (trabalho)
16h00 – 17h00 – Tempinho para o bronze
17h30 – 20h00 – aulas de italiano
20h30 – jantar com convidados especiais.
Vittorio e a professora de italiano jantaram connosco.
Bacalhau à Brás no menu.

Dia 17 (sexta-feira)
08h00 – 15h30 estágio (trabalho)
Hoje foi o dia que trabalhei mais.
Correios, policia, termas e banco forma os sítios onde tive que ir.
16h00 – praia com os nossos amigos italianos.
19h00 – jogo de futebol com os nossos amigos italianos.
23h00 – Fim do jogo de futebol, regresso a casa e jantar com os nossos amigos Italianos.

Dia 18 (sábado)
13h00 – Almoço
15h30 – fui buscar o meu colega Bruno ao albergo.
 Estivemos um bocadinho a falar com as nossas colegas de trabalho.
16h00 – Praia com Alessandro e Mateo.
18h00 – fim do dia de praia, lanche com o Alessandro e Mateo.
19h30 – Regresso a casa.
20h00 – Jantar
22h00 – Café no albergo com as minhas colegas de trabalho, João Martins, Bruno Martins e Director do Albergo Palazzo, tempo ainda para uma sueca.
01h00 – Ida até a discoteca com o Bruno Martins e uma colega de trabalho.

Dia 19 (Domingo)
07h00 – Regresso a casa de uma boa noite na discoteca.
10h30 – Acordar para mais um dia.
Ida até ao aquasplash em Gallipoli com o Vittorio.
O dia fica marcado por uma grande caminhada de 15km, em busca de uma caixa de multibanco.
O dia no aquasplah foi muito bom.
18h00 – tudo pronto para regressar a Santa Cesarea.
19h30 - Chegada a casa, muito cansados que até acabamos por adormecer na viagem de regresso.
21h00 – Jantar
23h00 – Café no albergo com as colegas de trabalho
00h00 – Regresso a casa

Diogo Almeida

João Martins, 12º S - Diário de bordo

Relatório
2 de Junho: Chegamos ao aeroporto de Brindisi e tínhamos a Professora Gabriela e o Victtorio à nossa espera para nos transportar para Santa Cesarea. Em casa estavam os pais da Professora que nos tinham preparado um jantar.

3 de Junho: Visita aos locais de estágio pela manhã, na parte de tarde visitamos Otranto, uma cidade muito bonita, a noite nós os 6 fomos sair e acabamos num casamento, onde tinha portugueses.

4 de Junho: De manhã estive a dormir e de tarde percorremos a costa, passando por Castro até Santa Maria de Leuca, onde visitamos uma basílica.

5 de Junho: Almoço em nossa casa com os pais da Professora Gabriela e com o professor Hilário e à tarde fizemos um passeio de barco pelas grutas.

6 de Junho: Primeiro dia de estágio, cheguei às termas às 9h, comecei a trabalhar, o nosso tutor (Donatello) explicou-nos tudo e começamos logo a atender telefones e fazer marcações, o meu almoço foi no Albergo Palazzo, no final do almoço fui até à praia e depois às 17h voltei ao trabalho.

7 de Junho: Segundo dia de estágio, conheci o estabelecimento Gattulla e trabalhei com Francesca, à tarde fomos os 6 para casa da Professora de Italiano, onde tivemos a aula e depois jantamos lá.

8 de Junho: Terceiro dia de estágio, atendi telefones e fiz marcações.

9 de Junho: Quarto dia de estágio, de manhã estágio e à tarde aula de italiano em casa da Professora, e já em casa da Professora de novo.

10 de Junho: Quinto dia de estágio, à noite fomos a um bar em Santa Cesarea com a Professora Gabriela e com o seu irmão que trouxe amigos.

11 de Junho: De manhã estágio, e depois os 4 rapazes foram jogar futebol com o irmão da Gabriela, à noite fomos a um bar a Maglie com a professora e com o irmão.

12 de Junho: Almoço em casa dos pais da Professora Gabriela, e depois fomos conhecer Lecce, onde tivemos numa feira onde havia comida típica, artesanato e vimos a dança da pizzica.

13 de Junho: Sétimo dia de estágio.

14 de Junho: Oitavo dia de estágio, depois eu e o João Andrade fizemos inalação, banho de lama, hidromassagem, e massagem tudo oferta das termas, de tarde tivemos italiano em nossa casa.

15 de Junho: Nono dia de estágio, depois fizemos inalação, foi-nos oferecido a mim e ao João Andrade uma cura de 5 dias. À noite fomos jantar com o nosso tutor.

João Martins

Rafaela Pereira, 12º S - “Seis portugueses à descoberta de Santa Cesarea Terme”

“Seis portugueses à descoberta de Santa Cesarea Terme”

Dia 2 de Junho
               Foi no dia 2 de Junho que a nossa viagem para Santa Cesarea Terme teve início, portanto, este dia foi para a viagem. Chegamos às 20 horas à casa onde vamos habitar durante 5 semanas e fomos recebidos pelos pais da nossa tutora italiana, a professora Gabriela e por uma óptima lasanha. Foi uma excelente recepção.

Dia 3 de Junho
               Depois de experimentadas as camas, cada um de nós dirigiu-se ao local de estágio para as apresentações, o que demorou toda a manhã mas ainda conseguimos apreciar as águas quentes desta zona. Durante a tarde visitamos o centro histórico de Otranto onde se realizava um casamento num castelo. A meio da noite, caminhamos por Santa Cesarea à procura de algum lugar aberto para provar as bebidas da região, encontramos o Augustus Resort com 5* aberto e a celebrar o mesmo casamento que tínhamos visto em Otranto, para o qual fomos convidados a entrar pelo pai da noiva. Retornamos a casa com o nascer do sol.

Dia 4 de Junho
               No sábado de manhã fomos até à praia que fica a 5 minutos da casa e a tarde foi passada em Castro e em Santa Maria de Leuca, a região mais a sul de Itália, ou seja, mesmo no tacão da bota. O jantar foi massa a bolonhesa cozinhada pela Rafaela, pela Mara e pelo Bruno.

Dia 5 de Junho
               Os pais da professora Gabriela ofereceram-nos o almoço muito bom típico italiano e durante a tarde fomos passear de barco e tivemos oportunidade de conhecer as grutas de Santa Cesarea. Depois do passeio de barco aproveitámos o fim de tarde na praia.

Dia 6 de Junho
               Finalmente, chegou o primeiro dia de estágio. Às nove horas, eu e a Mara comparecemos no hotel Aurora e del Benessere para o primeiro dia de trabalho. Apresentaram-nos o hotel e começámos logo por fazer facturas e arquivo. O almoço foi pão com fiambre e queijo. Durante a tarde aproveitamos para falar com os nossos familiares via internet e contar as novidades.

Dia 7 de Junho
               Segundo dia de estágio onde nos foi servido para almoçar o pão com fiambre e queijo novamente. Viajamos até à casa da professora de italiano para termos a primeira aula de italiano e depois jantar na casa da professora. O jantar estava óptimo e depois retornamos a casa.

Dia 8 de Junho
               Neste dia de estágio fizemos o check-out de alguns clientes e as facturas dos mesmos. Eu guiei dois grupos de clientes aos quartos e apresentei-lhes o hotel. O nosso almoço melhorou porque fomos almoçar ao Albergo Palazzo, onde trabalham o Bruno e o Fernandino e onde almoçamos todos. A tarde, eu, o Bruno e a Mara, aproveitamos para apanhar sol na varanda de casa.

Dia 9 de Junho
               Às nove horas estávamos no hotel para mais um dia de estágio e ensinaram-nos a fazer check-in no computador e como funcionar com o programa do hotel. À tarde tivemos mais uma aula de italiano e aproveitamos para ir ao supermercado fazer compras para casa e lanchamos em casa da professora de italiano bolo de bolacha com morango, que estava muito bom. Depois de jantarmos pizza em casa da professora, retornamos a casa.

Dia 10 de Junho
               Enquanto a maioria dos portugueses celebrava o dia de Portugal em Portugal, os jovens portugueses a residir em Itália estavam a trabalhar, o que não os impediu de irem até à praia durante a tarde. À noite fomos até ao Triangulo Azzuro tomar café e conviver com os italianos que nos acompanham neste estágio.

Dia 11 de Junho
               O dia começou às 10 horas e aproveitei para ir até à praia, mas o tempo não era o melhor, então decidi dar um passeio pela cidade. Eu, a Mara e o Bruno fomos almoçar à pizzaria e, subitamente, começou a trovejar e a chover torrencialmente o que nos obrigou a esperar que a chuva acalmasse, mas não foi o que aconteceu porque esperamos que o Fernandino saísse do estágio às 15h30 e fomos acompanhados pela chuva até casa. Às 17h00, os rapazes foram jogar futebol contra os italianos e as meninas foram assistir. Depois do jantar, fomos até Maglie com a professora Gabriella, o seu irmão, Stefano e o Sandro, amigo de ambos, até ao Araknos Bar. Eu, o Bruno e o Fernandino retornámos a casa por volta das 2h30.

Dia 12 de Junho
               Fomos convidados para almoçar em casa dos pais da professora Gabriella e por volta das 12h45 dirigimo-nos para lá. Depois do almoço, eu, a Mara e o Fernandino, juntamente com a professora Gabriella, acompanhamos o Stefano à estação de comboios de Lecce para que ele apanhasse o comboio com destino a Roma. Durante a tarde permanecemos em Lecce, onde exploramos a cidade e aproveitamos para ver o comércio local. Ao final do dia, teve inicio uma festa tradicional onde pudemos provar alguma gastronomia típica de Lecce e ver La pizzica, que é a dança tradicional. Retornamos a casa por volta das 22h.

Dia 13 de Junho
               Voltamos ao estágio onde aprendemos a inserir as despesas extra dos clientes, a fazer a gestão da limpeza de cada quarto e guiamos alguns clientes à piscina do hotel, pois o seu serviço não é restrito. Depois do estágio, recebemos a professora Gabriella e uma amiga e despedimo-nos dela pois amanhã vai para Roma.

Dia 14 de Junho
               Hoje no hotel puseram-nos a trabalhar no bar da piscina, onde conhecemos o que os clientes podem tomar, o processo de requisição de toalhas de praia, a organização do bar e o horário do mesmo. Depois do trabalho, recebemos a professora Nunziatina em casa para a aula de italiano. Na pausa da aula, o Vittorio levou 2 meninas e 2 meninos para fazermos as compras para a casa, visto que as mercearias locais não possuem tudo o que é necessário e são mais caras.

Dia 15 de Junho
            De manhã, eu e a Mara estivemos no bar onde aprendemos a fazer um cocktail, servimos alguns clientes e fizemos a anotação para que depois fosse feita a despesa extra. Durante a tarde, na recepção, fizemos o check-in de alguns clientes e introduzimos no programa do hotel.

Dia 16 de Junho
            Depois de todos os hóspedes terem tomado o pequeno-almoço no hotel Aurora, eu e a Mara dirigimo-nos para a sala restaurante e ajudamos os empregados a guardar os alimentos expostos e a limpar a sala. Durante a manhã, fizemos alguns check-out e à tarde permanecemos na recepção pois o tempo estava encoberto o que não nos permitiu ir para o bar da piscina. Depois do estágio e da aula de italiano, fizemos bacalhau à Brás para o jantar, para dar a conhecer um prato típico aos convidados (a professora Nunziatina e o Vittorio).

Dia 17 de Junho
            Iniciamos o dia de estágio com o arquivo de alguns documentos nas devidas capas e de seguida deslocamo-nos até a sala-restaurante para recolher o pequeno-almoço e preparar a sala para o almoço. Durante a preparação da sala, fomos surpreendidas por uns croissaints de creme oferecidas pelo chefe de cozinha. Por volta das 12h, eu e a Mara dirigimo-nos até aos correios, onde deixamos as cartas com as facturas dos clientes. Durante a tarde, fizemos o check-in de um grupo de 4 casais e procedemos a anotação da escolha do jantar. Depois do estágio, eu a Mara decidimos comprar alguns souvenirs para aqueles que nos esperam em Portugal.

Dia 18 de Junho
         Logo pela manhã, eu e a Mara decidimos ir até à praia e passar lá o dia, e assim foi, levamos o almoço que fizemos em casa e passamos o dia ao sol. No caminho para casa, compramos uma pizza para comermos em casa e que foi o nosso jantar. Depois do jantar, preparamo-nos para sair, pois fomos convidadas pelo nosso tutor, o Frederico e pela Francesca para participar na festa da piscina que se ia realizar no Hotel Aurora, para que depois a festa continuasse na discoteca Malè. Chegamos ao hotel por volta da meia-noite e provamos alguns aperitivos que lá estavam expostos, entre os quais, pizza. Depois, acompanhadas pelos nossos tutores, dirigimo-nos para a discoteca Malé, da qual só saímos às 5 e meia. Chegamos a casa às 6h00.

Dia 19 de Junho
      Depois de repousar da noite, eu, a Mara, o João Martins, o Bruno e o Fernandino fomos para o parque aquático Splash em Gallipoli com o Vittorio. Passamos lá o dia, retornando a casa as 19h00. Depois do jantar, aproveitei para dar notícias à família e ver os vídeos filmados no parque aquático. Devido ao cansaço, fui dormir às 22h00.

Dia 20 de Junho
      Mais uma semana, mais um dia de estágio. Neste dia não aprendemos nada de novo, ou seja, as tarefas que nos foram impostas, já eram conhecidas por nós, como a facturação e a documentação. O meu almoço no Albergo Palazzo foi Farfalle alla pizzaiola, como primeiro prato, spezzatino di vitelo como segundo prato e fagioli all’uccelletto como acompanhamento, para sobremesa gelado. Sim, é verdade que em Itália se come muito bem. Depois do estágio, eu e a Mara passeamos pelo centro de Santa Cesarea e depois retornamos a casa. Por volta das 17 horas, o Bruno chegou a casa com o Alessandro e outro amigo italiano (ambos amigos do Stefano) depois de um dia de praia. Enquanto os amigos italianos esperavam que o João Martins e o Andrade saíssem do trabalho, eu e o Bruno fizemos um pequeno dueto (Bruno a tocar guitarra e eu a cantar), exclusivamente assistido pela Mara. Depois de retornados a casa, os 5 rapazes presentes em casa foram a Supersano para uma partida de futebol.

Dia 21 de Junho
               A manhã foi passada na recepção do hotel, com o intervalo para ajudar a preparar a sala-restaurante para o almoço. Por falar em almoço, o meu primeiro prato foi Linguine alla castriota, de seguida Medaglione alla zíngara acompanhado por cavolfiori in umido e como sobremesa, melancia, meloa e cerejas. O turno da tarde no hotel foi passado no bar da piscina, acompanhadas pelo Lorenzo que completava 20 anos. Aprendemos a fazer mais um cocktail e atendemos ao pedido de um hóspede que nos deu vários CD’s para que os puséssemos a tocar, o problema era que o computador não lia os CD’s e então ficamos mais 30 minutos no hotel para resolver o problema e satisfazer o pedido do hóspede. Depois do trabalho, tivemos aula de italiano com uma pausa para fazer as despesas para casa. E assim foi mais um dia.

Dia 22 de Junho
Hoje, o nosso dia de estágio foi passado na recepção onde fizemos as tarefas habituais como o arquivo, fotocópias, confirmação de reservas. O almoço foi: Tagliatelle all’emiliana e braciolette alla barese, Crocchete fritte e gelado de avelã.
Tem bom aspecto não tem? E ainda sabem melhor. Depois do horário de trabalho, eu a Mara e a Francesca fomos até Poggiardo, ao mercado, onde compramos uma camisa branca para usar durante o trabalho. Depois retornamos a casa.

Dia 23 de Junho
E já estamos no décimo quarto dia de estágio e neste dia eu e a Mara fomos entregar algumas cartas aos correios e comprar alguns produtos em falta no hotel. Em Santa Cesarea estavam 38 graus e estava muito, muito calor. Mesmo com esta temperatura, eu e a Mara não usufruímos da praia no fim do estágio porque a aula de italiano teve início às 5 horas e não nos restava muito tempo para ir para a praia. Depois da aula de italiano com a professora Nunziatina, foi combinado uma ida a Otranto no domingo, para comprarmos lembranças para os que nos são mais queridos e aproveitarmos a praia de lá.

Dia 24 de Junho
          Depois de lavada a camisa branca comprada no dia 22, eu e a Mara decidimos estrear as nossas camisas para irmos trabalhar. Na hora de almoço, eu e a Mara aproveitamos para comprar uma lembrança para a Francesca. No hotel, o dia foi muito intenso porque hoje recebia 57 pessoas, o que tornou o hotel lotado. Com tantos check-in’s a decorrer ao mesmo tempo, eu acompanhei dois grupos aos respectivos quartos e apresentei o hotel. Apesar de muito stress, tudo correu bem no estágio. Depois do jantar, eu e a Mara fomos com amigos italianos até Otranto, onde fizemos um grande passeio pela cidade e depois aproveitamos para experimentar a água quente das praias de Otranto a admirar a lua e as estrelas.