quinta-feira, 23 de junho de 2011

Rafaela Pereira, 12º S - “Seis portugueses à descoberta de Santa Cesarea Terme”

“Seis portugueses à descoberta de Santa Cesarea Terme”

Dia 2 de Junho
               Foi no dia 2 de Junho que a nossa viagem para Santa Cesarea Terme teve início, portanto, este dia foi para a viagem. Chegamos às 20 horas à casa onde vamos habitar durante 5 semanas e fomos recebidos pelos pais da nossa tutora italiana, a professora Gabriela e por uma óptima lasanha. Foi uma excelente recepção.

Dia 3 de Junho
               Depois de experimentadas as camas, cada um de nós dirigiu-se ao local de estágio para as apresentações, o que demorou toda a manhã mas ainda conseguimos apreciar as águas quentes desta zona. Durante a tarde visitamos o centro histórico de Otranto onde se realizava um casamento num castelo. A meio da noite, caminhamos por Santa Cesarea à procura de algum lugar aberto para provar as bebidas da região, encontramos o Augustus Resort com 5* aberto e a celebrar o mesmo casamento que tínhamos visto em Otranto, para o qual fomos convidados a entrar pelo pai da noiva. Retornamos a casa com o nascer do sol.

Dia 4 de Junho
               No sábado de manhã fomos até à praia que fica a 5 minutos da casa e a tarde foi passada em Castro e em Santa Maria de Leuca, a região mais a sul de Itália, ou seja, mesmo no tacão da bota. O jantar foi massa a bolonhesa cozinhada pela Rafaela, pela Mara e pelo Bruno.

Dia 5 de Junho
               Os pais da professora Gabriela ofereceram-nos o almoço muito bom típico italiano e durante a tarde fomos passear de barco e tivemos oportunidade de conhecer as grutas de Santa Cesarea. Depois do passeio de barco aproveitámos o fim de tarde na praia.

Dia 6 de Junho
               Finalmente, chegou o primeiro dia de estágio. Às nove horas, eu e a Mara comparecemos no hotel Aurora e del Benessere para o primeiro dia de trabalho. Apresentaram-nos o hotel e começámos logo por fazer facturas e arquivo. O almoço foi pão com fiambre e queijo. Durante a tarde aproveitamos para falar com os nossos familiares via internet e contar as novidades.

Dia 7 de Junho
               Segundo dia de estágio onde nos foi servido para almoçar o pão com fiambre e queijo novamente. Viajamos até à casa da professora de italiano para termos a primeira aula de italiano e depois jantar na casa da professora. O jantar estava óptimo e depois retornamos a casa.

Dia 8 de Junho
               Neste dia de estágio fizemos o check-out de alguns clientes e as facturas dos mesmos. Eu guiei dois grupos de clientes aos quartos e apresentei-lhes o hotel. O nosso almoço melhorou porque fomos almoçar ao Albergo Palazzo, onde trabalham o Bruno e o Fernandino e onde almoçamos todos. A tarde, eu, o Bruno e a Mara, aproveitamos para apanhar sol na varanda de casa.

Dia 9 de Junho
               Às nove horas estávamos no hotel para mais um dia de estágio e ensinaram-nos a fazer check-in no computador e como funcionar com o programa do hotel. À tarde tivemos mais uma aula de italiano e aproveitamos para ir ao supermercado fazer compras para casa e lanchamos em casa da professora de italiano bolo de bolacha com morango, que estava muito bom. Depois de jantarmos pizza em casa da professora, retornamos a casa.

Dia 10 de Junho
               Enquanto a maioria dos portugueses celebrava o dia de Portugal em Portugal, os jovens portugueses a residir em Itália estavam a trabalhar, o que não os impediu de irem até à praia durante a tarde. À noite fomos até ao Triangulo Azzuro tomar café e conviver com os italianos que nos acompanham neste estágio.

Dia 11 de Junho
               O dia começou às 10 horas e aproveitei para ir até à praia, mas o tempo não era o melhor, então decidi dar um passeio pela cidade. Eu, a Mara e o Bruno fomos almoçar à pizzaria e, subitamente, começou a trovejar e a chover torrencialmente o que nos obrigou a esperar que a chuva acalmasse, mas não foi o que aconteceu porque esperamos que o Fernandino saísse do estágio às 15h30 e fomos acompanhados pela chuva até casa. Às 17h00, os rapazes foram jogar futebol contra os italianos e as meninas foram assistir. Depois do jantar, fomos até Maglie com a professora Gabriella, o seu irmão, Stefano e o Sandro, amigo de ambos, até ao Araknos Bar. Eu, o Bruno e o Fernandino retornámos a casa por volta das 2h30.

Dia 12 de Junho
               Fomos convidados para almoçar em casa dos pais da professora Gabriella e por volta das 12h45 dirigimo-nos para lá. Depois do almoço, eu, a Mara e o Fernandino, juntamente com a professora Gabriella, acompanhamos o Stefano à estação de comboios de Lecce para que ele apanhasse o comboio com destino a Roma. Durante a tarde permanecemos em Lecce, onde exploramos a cidade e aproveitamos para ver o comércio local. Ao final do dia, teve inicio uma festa tradicional onde pudemos provar alguma gastronomia típica de Lecce e ver La pizzica, que é a dança tradicional. Retornamos a casa por volta das 22h.

Dia 13 de Junho
               Voltamos ao estágio onde aprendemos a inserir as despesas extra dos clientes, a fazer a gestão da limpeza de cada quarto e guiamos alguns clientes à piscina do hotel, pois o seu serviço não é restrito. Depois do estágio, recebemos a professora Gabriella e uma amiga e despedimo-nos dela pois amanhã vai para Roma.

Dia 14 de Junho
               Hoje no hotel puseram-nos a trabalhar no bar da piscina, onde conhecemos o que os clientes podem tomar, o processo de requisição de toalhas de praia, a organização do bar e o horário do mesmo. Depois do trabalho, recebemos a professora Nunziatina em casa para a aula de italiano. Na pausa da aula, o Vittorio levou 2 meninas e 2 meninos para fazermos as compras para a casa, visto que as mercearias locais não possuem tudo o que é necessário e são mais caras.

Dia 15 de Junho
            De manhã, eu e a Mara estivemos no bar onde aprendemos a fazer um cocktail, servimos alguns clientes e fizemos a anotação para que depois fosse feita a despesa extra. Durante a tarde, na recepção, fizemos o check-in de alguns clientes e introduzimos no programa do hotel.

Dia 16 de Junho
            Depois de todos os hóspedes terem tomado o pequeno-almoço no hotel Aurora, eu e a Mara dirigimo-nos para a sala restaurante e ajudamos os empregados a guardar os alimentos expostos e a limpar a sala. Durante a manhã, fizemos alguns check-out e à tarde permanecemos na recepção pois o tempo estava encoberto o que não nos permitiu ir para o bar da piscina. Depois do estágio e da aula de italiano, fizemos bacalhau à Brás para o jantar, para dar a conhecer um prato típico aos convidados (a professora Nunziatina e o Vittorio).

Dia 17 de Junho
            Iniciamos o dia de estágio com o arquivo de alguns documentos nas devidas capas e de seguida deslocamo-nos até a sala-restaurante para recolher o pequeno-almoço e preparar a sala para o almoço. Durante a preparação da sala, fomos surpreendidas por uns croissaints de creme oferecidas pelo chefe de cozinha. Por volta das 12h, eu e a Mara dirigimo-nos até aos correios, onde deixamos as cartas com as facturas dos clientes. Durante a tarde, fizemos o check-in de um grupo de 4 casais e procedemos a anotação da escolha do jantar. Depois do estágio, eu a Mara decidimos comprar alguns souvenirs para aqueles que nos esperam em Portugal.

Dia 18 de Junho
         Logo pela manhã, eu e a Mara decidimos ir até à praia e passar lá o dia, e assim foi, levamos o almoço que fizemos em casa e passamos o dia ao sol. No caminho para casa, compramos uma pizza para comermos em casa e que foi o nosso jantar. Depois do jantar, preparamo-nos para sair, pois fomos convidadas pelo nosso tutor, o Frederico e pela Francesca para participar na festa da piscina que se ia realizar no Hotel Aurora, para que depois a festa continuasse na discoteca Malè. Chegamos ao hotel por volta da meia-noite e provamos alguns aperitivos que lá estavam expostos, entre os quais, pizza. Depois, acompanhadas pelos nossos tutores, dirigimo-nos para a discoteca Malé, da qual só saímos às 5 e meia. Chegamos a casa às 6h00.

Dia 19 de Junho
      Depois de repousar da noite, eu, a Mara, o João Martins, o Bruno e o Fernandino fomos para o parque aquático Splash em Gallipoli com o Vittorio. Passamos lá o dia, retornando a casa as 19h00. Depois do jantar, aproveitei para dar notícias à família e ver os vídeos filmados no parque aquático. Devido ao cansaço, fui dormir às 22h00.

Dia 20 de Junho
      Mais uma semana, mais um dia de estágio. Neste dia não aprendemos nada de novo, ou seja, as tarefas que nos foram impostas, já eram conhecidas por nós, como a facturação e a documentação. O meu almoço no Albergo Palazzo foi Farfalle alla pizzaiola, como primeiro prato, spezzatino di vitelo como segundo prato e fagioli all’uccelletto como acompanhamento, para sobremesa gelado. Sim, é verdade que em Itália se come muito bem. Depois do estágio, eu e a Mara passeamos pelo centro de Santa Cesarea e depois retornamos a casa. Por volta das 17 horas, o Bruno chegou a casa com o Alessandro e outro amigo italiano (ambos amigos do Stefano) depois de um dia de praia. Enquanto os amigos italianos esperavam que o João Martins e o Andrade saíssem do trabalho, eu e o Bruno fizemos um pequeno dueto (Bruno a tocar guitarra e eu a cantar), exclusivamente assistido pela Mara. Depois de retornados a casa, os 5 rapazes presentes em casa foram a Supersano para uma partida de futebol.

Dia 21 de Junho
               A manhã foi passada na recepção do hotel, com o intervalo para ajudar a preparar a sala-restaurante para o almoço. Por falar em almoço, o meu primeiro prato foi Linguine alla castriota, de seguida Medaglione alla zíngara acompanhado por cavolfiori in umido e como sobremesa, melancia, meloa e cerejas. O turno da tarde no hotel foi passado no bar da piscina, acompanhadas pelo Lorenzo que completava 20 anos. Aprendemos a fazer mais um cocktail e atendemos ao pedido de um hóspede que nos deu vários CD’s para que os puséssemos a tocar, o problema era que o computador não lia os CD’s e então ficamos mais 30 minutos no hotel para resolver o problema e satisfazer o pedido do hóspede. Depois do trabalho, tivemos aula de italiano com uma pausa para fazer as despesas para casa. E assim foi mais um dia.

Dia 22 de Junho
Hoje, o nosso dia de estágio foi passado na recepção onde fizemos as tarefas habituais como o arquivo, fotocópias, confirmação de reservas. O almoço foi: Tagliatelle all’emiliana e braciolette alla barese, Crocchete fritte e gelado de avelã.
Tem bom aspecto não tem? E ainda sabem melhor. Depois do horário de trabalho, eu a Mara e a Francesca fomos até Poggiardo, ao mercado, onde compramos uma camisa branca para usar durante o trabalho. Depois retornamos a casa. 


Dia 23 de Junho 
E já estamos no décimo quarto dia de estágio e neste dia eu e a Mara fomos entregar algumas cartas aos correios e comprar alguns produtos em falta no hotel. Em Santa Cesarea estavam 38 graus e estava muito, muito calor. Mesmo com esta temperatura, eu e a Mara não usufruímos da praia no fim do estágio porque a aula de italiano teve início às 5 horas e não nos restava muito tempo para ir para a praia. Depois da aula de italiano com a professora Nunziatina, foi combinado uma ida a Otranto no domingo, para comprarmos lembranças para os que nos são mais queridos e aproveitarmos a praia de lá.

Dia 24 de Junho
          Depois de lavada a camisa branca comprada no dia 22, eu e a Mara decidimos estrear as nossas camisas para irmos trabalhar. Na hora de almoço, eu e a Mara aproveitamos para comprar uma lembrança para a Francesca. No hotel, o dia foi muito intenso porque hoje recebia 57 pessoas, o que tornou o hotel lotado. Com tantos check-in’s a decorrer ao mesmo tempo, eu acompanhei dois grupos aos respectivos quartos e apresentei o hotel. Apesar de muito stress, tudo correu bem no estágio. Depois do jantar, eu e a Mara fomos com amigos italianos até Otranto, onde fizemos um grande passeio pela cidade e depois aproveitamos para experimentar a água quente das praias de Otranto a admirar a lua e as estrelas.


Sem comentários:

Enviar um comentário